Serviços | Estágios e Empregos na UE

X

- Trabalhar nas Instituições Europeias

As instituições da UE empregam cerca de 40 000 pessoas provenientes de horizontes culturais, educacionais e profissionais muito diversos mas unidas numa mesma paixão pela Europa. O ambiente de trabalho nas instituições europeias é verdadeiramente multicultural. As pessoas que nelas trabalham são altamente qualificadas e têm de ser dotadas de um elevado espírito de equipa. Com o seu entusiasmo e os seus conhecimentos, contribuem para a prosperidade da Europa e do resto do mundo. É por tudo isto que procuramos pessoas que, independentemente dos seus conhecimentos e qualificações profissionais, saibam pôr o seu dinamismo ao serviço de objectivos concretos e trabalhar com eficácia numa equipa multicultural.



Para procurar oportunidades de empregos nas Instituições Europeias consulte o EPSO (Serviço Europeu de Selecção de Pessoal)



- Estagiar nas Instituições Europeias

As instituições europeias oferecem ainda períodos de estágios para licenciados:

Estágios na Comissão Europeia
Estágios no Parlamento Europeu



- Trabalhar na Europa

O EURES é um serviço que consiste em prestar informação, aconselhamento e serviços de recrutamento/colocação (adequação da oferta e da procura de mão-de-obra) em benefício de trabalhadores e empregadores, bem como de qualquer cidadão que pretenda beneficiar do princípio da livre circulação de pessoas.

Criada em 1993, a EURES é uma rede de cooperação entre a Comissão Europeia e os Serviços Públicos de Emprego dos Estados-Membros do EEE (os países da UE, e a Noruega, a Islândia e o Liechtenstein), e ainda outras organizações parceiras. A Suíça integra igualmente a cooperação EURES. Os recursos conjuntos dos membros e parceiros EURES fornecem uma base sólida para que a rede EURES preste serviços de elevada qualidade a trabalhadores e empregadores.

A EURES dispõe de um rede humana de mais de 700 conselheiros EURES que mantêm um contacto diário com candidatos a emprego e empregadores em toda a Europa.

Nas regiões transfronteiriças europeias, a EURES desempenha um importante papel na informação e no apoio à resolução de todo o tipo de problemas enfrentados por trabalhadores e empregadores no domínio da mobilidade pendular transfronteiriça.

Para procurar emprego em países da UE consulte a EURES

 

- Trabalhar em Organizações Internacionais

 

Encontre, neste sítio Internet, oportunidades na União Europeia, Conselho da Europa, OCDE, ONU, NATO e Serviços Externos do Ministério dos Negócios Estrangeiros: Carreiras Internacionais