|

X

Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu

 

O Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu vai ser atribuídp, pela quarta vez, em Outubro de 2011. Este prémio visa distinguir jornalistas que tenham contribuído para clarificar questões importantes a nível europeu, ou que tenham promovido um melhor conhecimento das instituições ou políticas da União Europeia. As candidaturas estão abertas de 15 de Janeiro a 31 de Março de 2011.

 

O Prémio de Jornalismo PE divide-se em quatro categorias: IMprensa, Rádio, Televisão e Internet. O premiado em cada categoria receberá 5 mil euros.

 

As candidaturas estão abertas até 31 de Março de 2011. os artigos ou as reportagens, elaborados numa das línguas oficiais da União Europeia podem ser apresentados por pessoas singulares ou equipas compostas por cinco pessoas, no máximo, devendo ter sido publicados ou difundidos entre 1 de Abril de 2010 e 31 de Março de 2011. Os participantes devem ser nacionais ou residentes de um Estado-membro da UE e jornalistas com carteira profissional.

 

A escolha dos vencedores será feita em duas etapas. Em primeiro lugar, um júri de pré-selecção, constituído por jornalistas em cada um dos 27 Estados-membros, seleccionará os vencedores nacionais em cada uma das categorias. Em seguida, um júri de selecção, presidido por um Vice-Presidente do PE, escolherá, em Bruxelas, os quatro vencedores a nível europeu. O prémio será entregue em Outubro de 2011.

 

 

Mais informações

Formulários de candidatura e Regulamento do Prémio de Jornalismo