|

X

 

Foi em Madrid, Espanha, a 16 de Abril, que a exposição itinerante sobre os 50 anos da PAC iniciou o seu percurso. A exposição, que deverá circular pela maioria dos Estados‑Membros ao longo de 2012, constitui um dos acontecimentos de maior visibilidade da campanha de comunicação dirigida pela Comissão Europeia. Pretende‑se assim relembrar a história desta política fulcral da União Europeia, que proporcionou aos cidadãos europeus meio século de segurança alimentar e um espaço rural vivo – e contemplar o futuro da PAC.


«2012 é um ano importante, não só para comemorar estes cinquenta anos de história, mas sobretudo para nos virarmos para o futuro e considerar uma nova reforma da Política Agrícola Comum», declarou Dacian Cioloş, membro da Comissão responsável pela Agricultura e o Desenvolvimento Rural. «Em 1962, a principal preocupação dos europeus era ter comer no prato. Hoje, a segurança alimentar continua a ser uma questão importante, mas há outros problemas, como as alterações climáticas e a utilização duradoira dos recursos naturais, que nos preocupam igualmente. Esta campanha vai ajudar‑nos a refletir sobre esta evolução».


A exposição, concebida pela Comissão Europeia para celebrar os cinquenta anos da PAC, vai permitir aos visitantes descobrirem de forma interativa a história desta política, de 1962 aos nossos dias. São desenvolvidas três temáticas. Em primeiro lugar, os alimentos, incluindo a segurança e a qualidade alimentar. Em segundo lugar, o ambiente, com as alterações climáticas, a utilização responsável e duradoira dos recursos naturais e o papel da investigação e da inovação. Por último, o desenvolvimento rural, com a importância da agricultura para um desenvolvimento regional equilibrado. São também evocadas, em cada uma das três secções, as principais implicações da reforma da PAC.


A exposição esteve em Madrid, transitou para a Grécia, Países Baixos e  Lituânia e estará em Portugal, na Feira da Agricultura de Santarém de 2 a 10 de Junho . Ao longo dos meses, passará também pela Bulgária, Bélgica, Roménia, Luxemburgo, Eslovénia, Eslováquia, Hungria, Chipre, Itália, Irlanda, França, Alemanha e Polónia, para terminar o percurso em Bruxelas, em Dezembro.


Esta campanha de comunicação marcante do quinquagésimo aniversário da Política Agrícola Comum desenrolar‑se‑á ao longo do ano e inclui, para além da exposição itinerante, um sítio Web interativo, material audiovisual e documentação sobre a PAC. Será igualmente acompanhada de uma série de eventos, que terão lugar em Bruxelas e nos Estados‑Membros.


O sítio Web sobre os 50 anos da PAC, acessível em 22 línguas, proporá uma visita virtual à exposição, vários vídeos de demonstração da influência da agricultura na nossa vida diária, bem como uma mensagem vídeo do Comissário, que apresenta a campanha. As informações sobre os eventos organizados em toda a Europa serão permanentemente atualizadas no sítio Web.


Para mais informações

Sítio Web sobre o 50º aniversário da PAC