|

X

 

A preparação da Semana Europeia das Cidades e Regiões 2006, que terá lugar em Bruxelas de 9 a 12 de Outubro, está concluída. Estão abertas as inscrições para os 11 Workshops e Seminários. A Semana Europeia das Cidades e Regiões de 2006 é dedicada ao tema: "Investir nas regiões e nos Municípios: parcerias públicas e privadas para o Crescimento e o Emprego". Uma novidade da edição de 2006 será o "Café dos Investidores", que facultará aos investidores e responsáveis políticos um ponto de encontro e uma aldeia de expositores, um programa de 32 seminários e um centro de comunicação. De entre as empresas participantes podem citar-se a Alcatel, BT, Cisco Systems, Deutshe, Telekom, Ericsson, Ernst & Young, France Télecom, Hewlett-Packard, Intel, Microsoft, Philips, SAP, Siemens, Telecom Italia e Telefónica.

A Semana Europeia das Cidades e Regiões de 2006, que inclui 70 eventos locais em toda a Europa, é organizada pela Direcção Geral de Política Regional da Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões, contando com a parceria de 135 regiões e municípios europeus. O evento tem o apoio do Parlamento Europeu e da Presidência Finlandesa da UE, bem como de algumas empresas, do sector da banca e organizações da sociedade civil. Esperam-se cerca de 5000 participantes, entre os quais comissários europeus, altos responsáveis políticos, empresários e especialistas em política regional.

Os OPEN DAYS dão às regiões e aos municípios da Europa a possibilidade de trocarem Know-how e descobrirem novas oportunidades de financiamento e de investimento.

A sessão inaugural, em 9 de Outubro no Museu do Cinquantenaire, em Bruxelas, contará com a presença de José Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, Philippe Maystadt, Presidente do Banco Europeu de Investimento, Mario Monti, antigo comissário responsável pela Concorrência, presidente do Bruegel (Brussels European and Global Economic Laboratory) e Hannes Manninen, ministro finlandês dos Assuntos Regionais e Municipais.

Em entrevista antes da Conferência de Imprensa, o presidente Delabarre afirmou que "A Semana Europeia das Regiões e dos Municípios é indubitavelmente o principal evento do calendário da política regional de 2006. è um encontro que as regiões e os muncípios da Europa não podem falhar, como o demonstra o número crescente de intervenientes públicos e privados interessados em participar neste evento".

O Programa completo e as instruções para a inscrição nos workshops e seminários estão disponíveis no sítio internet: www.opendays.europa.eu