|

X

 

Qualquer autoridade local pode participar na Se4mana Europeia da Mobilidade

 

A Semana Europeia da Mobilidade, apoiada pela Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, foi lançada a 19 de Abril de 2002 durante a Semana Verde.

Tema de 2008: Ar limpo para todos! Um sonho ou uma realidade?

Entre os temas que preocupam os cidadãos europeus, a qualidade do ar é um deles. Todos precisamos de ar com qualidade para a nossa saúde e para o ambiente.

Nos últimos anos, muitas preocupações foram surgindo em relação aos efeitos das emissões provocadas pelas actividades humanas, especialmente no sector dos transportes. Com efeito, se por um lado os transportes são essenciais para garantir o funcionamento das áreas urbanas, por outro, têm contribuído para uma série de problemas como a perda de produtividade e a poluição do ar.

Têm sido desenvolvidas acções para reduzir as emissões de gases no sector dos transportes e para tornar os veículos mais ecológicos, mas os benefícios destes avanços tecnológicos acabam por ter pouco efeito devido ao aumento excepcional na utilização dos carros. A grande procupação do momento é desenvolver políticas e programas que contribuam para a redução da utilização de veículos e desenvolver tecnologias alternativas tais como os veículos verdes e os combustíveis mais limpos.

Acções concretas para reduzir as emissões de poluentes têm sido desenvolvidas em todos os níveis de governo, mas é necessário fazer mais. É nossa inteira responsabilidade lidar com este problema, alterando o nosso comportamento do dia-a-dia, tomando pequenas, mas eficientes acções pelo nosso ambiente. As autoridades locais têm um papel crucial a desempenhar na implementação da legislação nacional e europeia e precisam de proteger a saúde e o bem-estar dos seus cidadãos. As autoridades locais precisam ainda do apoio de todos os actores locais para enfrentar o desafio de reduzir as emissões nocivas.

Saiba como participar na Semana Europeia da Mobilidade em:

http://www.mobilityweek.eu/