|

X

A Comissão Europeia lança uma nova rede de iniciativas locais para o crescimento e emprego

Ao lançar este novo instrumento em linha, a Comissão Europeia quer estar em ligação com as economias locais para estimular o emprego e o crescimento na Europa. O projecto "Linking Local Actors" organiza em rede as pessoas e os organismos que desempenham um papel activo no terreno, a fim de facilitar o intercâmbio de boas práticas em toda a União Europeia.

Quer sejam europeias, nacionais ou regionais, as boas práticas políticas são as que criam emprego e fazem prsperar as economias locais. Estas economias dependem da competência e da energia das entidades locais - autoridades, empresas e organismos financeiros, sociedade civil - mas também das fontes externas de informação, de inspiração e de capacidade de actuação. De 2007 a 2013, o Fundo Social Europeu irá consagrar aos programas de desenvolvimento um total de cerca de 70 000 milhões de euros. Uma parte desse montante destina-se a iniciativas concretas de desenvolvimento local e de criação de emprego.

Linking Local Actors é um projecto financiado pela Comissão Europeia para acompanhar o trabalho em rede e a cooperação entre as organizações envolvidas no desenvolvimento local. Através do intercâmbio de boas práticas visa facilitar a procura de boas respostas para os problemas locais. O novo instrumento em linha vai permitir que essas organizações envolvidas no desenvolvimento local:

- se mantenham informadas acerca das fontes de financiamento;

- procurem parceiros para os seus projectos;

- consultem exemplos de boas práticas de desenvolvimento local;

- partilhem a sua experiência nos fóruns de discussão

O sítio internet cobre os 27 Estados-membros da UE e está acessível em 20 línguas no seguinte endereço:

http://ec.europa.eu/local_actors