|

X

As escolas secundárias já podem inscrever os seus alunos na Edição 2010 do concurso "JOvens tradutores da UE". As inscrições encontram-se abertas até 20 de Outubro.

 

O concurso visa promover a utilização e a aprendizagem de línguas estrangeiras na Europa, assim como a arte específica da tradução.

 

O formulário electrónico de candidatura está disponível em todas as línguas oficiais da UE AQUI. O concurso, aberto a alunos nascidos em 1993, realizar-se-á em 23 de Novembro, em simultâneo em todas as escolas seleccionadas.

 

os concorrentes disporão de duas horas para traduzir um texto que a Comissão enviará às escolas pouco antes do início das provas. O uso de dicionários é permitido, mas não o de equipamentos electrónicos.

 

Após o concurso, as traduções serão avaliadas por tradutores da Comissão e os vencedores serão convidados a deslocar-se a Bruxelas, na Primavera de 2011, para a cerimónia de entrega dos prémios preisidida pela Comissária Androulla Vassiliou. Durante esta visita, os vencedores terão também a oportunidade de se encontrar com tradutores da UE.,

 

Este ano a participação em termos globais da UE foi alargada a mais escolas, que passaram de 690 para mais de 750 no total da UE, em resposta à forte adesão à iniciativa desde o seu lançamento, em 2007. O número de escolas seleccionadas por Estado-membro será igual ao número de deputados de que cada páis disporá no Parlamento Europeu em 2014. Em POrtugal serão 22.

 

Mais informações sobre o Concurso:

 

Sítio Internet do Concurso