|

X

 

Hoje, dia 1 de Julho, a República francesa toma a presidência do conselho da União Europeia, seguindo-se à Eslevénia. Durante os próximos seis meses, a França organizará e dirigirá as reuniões dos grupos de trabalho, dos comités do COREPER, do Conselho nas suas diferentes formações e do Conselho Europeu.

As prioridades da Presidência francesa são o asilo e aimigração, as alterações climáticas, a agricultura e a defesa. os detalhes do programa da Presidênsia serão apresentados hoje, pelo Presidente francês Nicolas Sarcozy.

Relativamente ao asilo e imigração a França vai apresentar um "pacote europeu para a imigração e asilo" que será adoptado no decorrer da Presidência francesa, para estabelecer uma política europeia de imigração. O objectivo é regulamentar a imigração legal e o regresso dos imigrantes ilegais.

No domínio do ambiente e do aprovisionamento energético, o Conselho sob a Presidência francesa deve lançar as bases para um acordo global sobre as alterações climáticas para pós-2012 na Conferência da ONU sobre este assunto, que decorrerá em Copenhaga em 2009.

A política agrícola comum vai ser revista através do "Exame da Saude da PAC". Este exame revê a actualidade acrescida devido à crise alimentar mundial e a subida dos preços dos bens agrícolas.

O objectivo principal em matéria de defesa é reforçar a Política de Segurança e de Defesa (PESD).

Visite o sítio da Presidência Francesa em:

http://www.eu2008.fr/