|

X

O Fórum de Discussão sobre o Futuro da Europa em Portugal foi lançado a 31 de Março no Parlamento português. O seu presidente é António Vitorino, Presidente da Comissão Parlamentar dos Assuntos Europeus e ex-Comissário europeu.

O Fórum visa favorecer um amplo diálogo nacional sobre as questões europeias especialmente importantes para Portugal. A apresentação do Fórum, que teve lugar na Assembleia da República Portuguesa, inscreve-se no âmbito do período de reflexão sobre o Futuro da Europa, na sequência do não francês e holandês ao Tratado Constitucional.

O fórum compreende 30 personalidades com uma experiência europeia, que estão disponíveis para promover e participar em debates sobre as questões europeias em todo o país. São pessoas com diferentes experiências: deputados e outros responsáveis políticos; ex-membros de governo; peritos de questões europeias; jornalistas e diplomatas. O presidente é António Vitorino, antigo Comissário europeu responsável pela pasta da Justiça e Assuntos Internos.

Os debates do fórum, que terão lugar até ao início da presidência portuguesa do Conselho, em Julho de 2007, serão centrados em quatro grandes temas:

  • os 20 anos da adesão de Portugal;
  • o futuro da Europa e do Tratado Constitucional;
  • os limites geográficos da União Europeia;
  • a sustentabilidade do modelo económico e social da Europa.

O Centro Europe Direct de Santarém, a convite do Governo Civil do Distrito de Santarém e em colaboração com a Casa da Europa do Ribatejo está a organizar um conjunto de acções descentralizadas no distrito, a ter início em Setembro.