|

X

Em vez de redigirem legislação europeia, 350 funcionários comunitários (administradores) irão trabalhar em padarias, em carpintarias ou na reparação de oleodutos e gasodutos - o Vice-Presidente Verheugen e o seu gabinete não serão excepção. Os administradores da DG são responsáveis por tarefas administrativas e de consultoria, como a redacção da nova legislação ou o acompanhamento da aplicação da legislação em vigor.

Ao abrigo do programa designado "Enterprise Experience" (Experiência Empresarial), lançado no dia 17 de Julho, a Comissão enviará todos os administradores da Direcção Geral Empresas e Indústria para pequenas e médias empresas (PME), onde trabalharão durante uma semana. Este programa único foi concebido para aprofundar os conhecimentos dos 350 administradores da DG Empresas e Indústria da Comissão sobre o ambiente em que funcionam as empresas, sobretudo as PME. "Enterprise Experience" irá ajudar os funcionários da Comissão a compreenderem melhor as necessidades das PME e a melhor apreciarem os problemas específicos com que se defrontam estas empresas. Contribuirá também para o objectivo da Comissão de melhorar a qualidade da legislação no contexto da iniciativa Legislar Melhor. Colocar os seus funcionários em empresas, no intuito de adquirirem experiência directa, no local, estarem à escuta e explicarem o funcionamento da UE, faz parte da intenção da Comissão de se aproximar dos cidadãos europeus.

Segundo o Comissário Gunter Vergheugen as expectativas em relação a este programa são elevadas, uma vez que vai proporcionar aos funcionários da DG Empresas e Indústria adquirir experiência real acerca da vida das PME. Em contrapartida as empresas adquirem não só estagiários extremamente motivados, que irão colaborar no trabalho quotidiano, como também "embaixadores comunitários", que poderão apresentar e explicitar as políticas comunitárias que maior interesse têm para elas.

Após uma fase piloto bem sucedida em 2005/início de 2006, a Comissão lança agora a iniciativa "Enterprise Experience", que tem como objectivo formar cerca de 50 funcionários, já em 2006. Até 2009, todos os cerca de 250 administradores devem ter passado uma semana numa PME, onde acompanharão o trabalho do pessoal-chave e terão oportunidade de conhecer as diferentes funções ou departamentos da empresa.

Para alargar esta experiência formativa, os funcionários comunitários visitarão, de preferência, uma empresa activa num sector diferente daquele em que têm responsabilidade directa no seu trabalho normal.

Para este programa, a DG Empresas e Indústria trabalha em estreita colaboração com três organizações empresariais - UNICE (União das Confederações da Indústria e dos Empregadores da Europa), UEPAPME (Associação Europeia do Artesanato e das Pequenas e Médias Empresas) e EUROCHAMBRES (Associação Europeia das Câmaras de Comércio e Indústria). São estas organizações (e não a Comissão) que elaborarão a lista de potenciais empresas anfitriãs, atendendo aos seguintes factores:

- Localização: as empresas anfitriãs podem estar estabelecidas em qualquer um dos 25 Estados-Membros. Idealmente situar-se-ão em locais onde o visitante possa também estabelecer contactos com a comunidade empresarial para alargar a experiência de formação (presença de Câmara de Comércio, etc).

- Dimensão: as empresas anfitriãs não devem ter mais de 250 trabalhadores. Não se estabeleceu dimensão mínima, embora a empresa deve estar em posição de oferecer uma experiência diversificada ao visitante.

- Sector: aceitam-se PME de todos os sectores

- Idioma utilizado: as empresas devem indicar quais as línguas em que poderão comunicar com os visitantes.

Contexto

A Direcção Geral de Empresas e Indústria da Comissão trabalha para garantir que as políticas comunitárias contribuam para a competitividade das empresas da UE. Presta especial atenção aos 27 sectores da indústria transformadora e às pequenas e médias empresas. Entre as actividades fundamentais da DG Empresas e Indústria incluem-se igualmente programas para incentivar o empreendedorismo e a inovação.

Toda a informação sobre o Programa Enterprise Experience:

http://ec.europa.eu/enterprise/exp_prog/index.htm

Toda a informação sobre a política da DG Empresas e Indústria:

http://ec.europa.eu/enterprise/index_en.htm