|

X

 

Intervenções:

Prof Luis Rainha

Prof José Caetano

Passaram 10 anos desde o momento em que a UE decidiu lançar a moeda única e aquilo a que se chamou a União Económica e Monetária.

Hoje, o euro é a moeda de 16 Estados-membros nos quais 329 milhões de cidadãos a utilizam no seu dia-a-dia. Outros nove países utilizam o euro como moeda efectiva. Além da facilitar o comércio externo e as viagens, é uma das moedas mais estáveis do mundo, com baixa inflação e taxas de juro. A zona euro está mais protegida contra choques económicos externos, tal como o aumento dos preços do petróleo. Mas não se trata apenas de uma questão económica. O euro dá aos cidadãos da UE um símbolo da sua identidade europeia.

Desde o seu lançamento, a zona euro cresceu integrando novos membros e outros preparam-se para aderir à moeda única. Isto é um sinal claro da atractividade e sucesso do euro.

Realiza-se no dia 12 de Março, Quinta-feira, pelas 18h30, no Auditório da ESGS uma Conferência que pretende analisar os maiores sucessos e desafios do euro perante a crise económica e financeira actual. Serão convidados o Prof Luis Rainha, da ESGS e o Prof. José Caetano, da Universidade de Évora para abordar estas questões.

Mais informações

Programa

EMU@10 - Informações sobre o 10º aniversário do Euro - Website da Direcção geral de Economia e Finanças da Comissão Europeia