|

X

 

A Euranet é uma iniciativa da Comissão Europeia, que presta o apoio financeiro, no maior respeito pela liberdade editorial, garantida pela Carta Editorial. A rede foi lançada por rádios europeias, com o objectivo de reduzir o fosso entre a União Europeia e os seus cidadãos. Desde Abril de 2008, 16 rádios e 8 rádios associadas de 15 países da UE fazem a co-produção e difusão quotidiana de emissões sobre a actualidade europeia, em 10 línguas (alemão, inglês, Búlgaro, francês, espanhol, grego, húngaro, polaco, português e romeno), ás quais progressivamente se juuntarão as restantes, até atingir as 23 línguas oficiais da UE.

A rede EURANET tem uma audiência semanal de 19 milhões de ouvintes na UE e 30 milhões em países terceiros. Continua aberta a todos os tipos de rádios (nacionais, regionais, locais públicas ou privadas), desde que respondam às regras definidas pelo consórcio.

A interactividade destes programas diários, de 30 a 60 minutos de duração, será reforçada futuramente pelo lançamento do portal comum na Internet. Pretende-se com este portal em todas as línguas de difusão, em colaboração com os cidadãos e graças ao contributo de todos, alargar a interactividade dos programas e fomentar a diversidade de pontos de vista, debates e opiniões sobre assuntos europeus.

Os olhares cruzados dos parceiros do consórcio e dos seus ouvintes serão o complemento e o prolongamento dos programas animados e informativos sobre as questões relativas à Europa propostos pela rede.

Pode aceder à plataforma EURANET AQUI Mais Informações