|

X

O que são os Dias Europeus do Emprego?

Os Dias Europeus do Emprego 2008 integram o compromisso da União Europeia de providenciar mais e melhores empregos aos cidadãos europeus. Entre Setembro e Outubro, um vasto leque de eventos terão lugar em todos os países da UE. As diferentes iniciativas pretendem sensibilizar para as oportunidades e vantagens de viver e/ou trabalhar noutro país Europeu. Mais de 200 000 pessoas participam no evento.

Para que servem os Dias Europeus do Emprego?

Os Dias Europeus do Emprego são concebidos para explicar os benefícios da mobilidade profissional na UE e dar aos empregadores e àqueles que procuram emprego a oportunidade de se encontrarem e dialogarem. Também providenciam informação factual acerca da mobilidade na UE. para muitos jovens trabalhadores, participar num evento pode ser o primeiro passo para uma experi~encia de mobilidade. Entrevistas para emprego decorrem directamente nos eventos dos Dias Europeus do Emprego.

São os Europeus adeptos da mobilidade?

Actualmente, cerca de 5 milhões de Europeus (aproximadamente 2,2% da força de trabalho europeia) vivem noutro Estado-membro, de acordo com dados da "EU Labour Force Survey 2007". Estes números são ligeiramente mais elevados do que há uns anos. No entanto, a relação entre não-nacionais de Estados-membros entre a força de trabalho europeia, tem aumentado rapidamente e agora representa cerca de 3,8%.

As taxas de mobilidade variam consideravelmente entre Estados-membros. Nos últimos anos, os cidadãos dos estados Bálticos, Bulgária, Chipre, Polónia, Roménia e Eslováquia, mas também de Portugal e Irlanda têm revelado uma certa propensão para se moverem para outro Estado-membro, enquanto que o mesmo não se verifica noutros Estados-membros.

O que é a EURES e para que serve?

A rede EURES, criada em 1993, é um serviço europeu de emprego apoiado pelos Serviços Públicos de Emprego dos Estados-membros da UE e da EEA. A EURES inclui uma rede de mais de 5 0000 gabinetes de emprego locais e mais de 100 000 funcionários que fornecem um serviço especializado a pessoas à procura de emprego e a empregadores. Este grupo inclui ainda 750 conselheiros EURES que são especializados no aconselhamento acerca de mobilidade transnacional de trabalhadores. Ao mesmo tempo, quem procura emprego pode ter acesso a 1,4 milhões de empregos de uma só vez através do Portal EURES, ao mesmo tempo que os empregadores usam o serviço para preencher vagas.Mais informações:

Dias Europeus do Emprego

Portal EURES