|

X

Sobre o Dia Europeu das Línguas

O Dia Europeu das Línguas em 2001 foi um sucesso no envolvimento de milhares de pessoas de 45 países em actividades para celebrar a diversidade linguística e os benefícios de saber falar numa outra língua.

Muitos jovens e pessoas mais velhas foram encorajados a iniciar a prendizagem de uma língua, ou a ter especial orgulho nas suas capacidades para falar outra língua.

Os responsáveis por providenciar o acesso à aprendizagem de línguas foram env«corajados a torná-lo mais fácil e a apoiar iniciativas e medidas políticas para promover as línguas.

O Conselho da Europa declarou o dia 26 de Setembro, como o dia Europeu das Línguas.

Porque é preciso um Dia Europeu das Línguas?

Embora muitos concordem que todas as pessoas deveriam conseguir falar outra língua, em muitos países apenas algumas estão aptas a fazê-lo.

Nunca houve tantas oportunidades para trabalhar ou estudar num país europeu diferente - mas a falta de competências linguísticas faz com que muitas pessoas fiquem afastadas dessa possibilidade.

A globalização e os padrões de gesdtão empresarial demonstram que cada mais os cidadãos necessitam de capacidades linguísticas para poderem trabalhar até nos seus próprios países.

A Europa é rica em diversidade cultural - há cerca de 200 línguas europeias e muitas mais faladas pelos cidadãos, cujas origens familiares são de outroscontinentes. Isto constitui um importante recurso a ser reconhecido, utilizado e acarinhado.

A aprendizagem das línguas traz benefícios para os jovens e para os mais velhos - nunca se é velho demais para aprender uma língua e para gozar das oportunidades que isso acarreta.

Aprender outras línguas é uma forma de compreender os outros e tomar consciência das diferenças culturais.

Quais são os objectivos do Dia Europeu das Línguas?

- alertar o público para a importãncia da aprendizagem das línguas

- aumentar a consciencia e apreciar Todas as línguas faladas na Europa

- encorajar a aprendizagem ao longo da vida

Mais informações:

Highlights of the European Day of Languages

Sítio da Comissão para o Multilinguismo

Comunicação da Comissão " Multiliguismo: uma mais-valia para a Europa e um empenhamento partilhado", que aborda as línguas num contexto mais vasto de coesão social e prosperidade. Ao integrar o multilinguismo numa série de políticas e acções da União Europeia, a comunicação pretende reflectir a realidade de uma União Europeia com mais de 490 milhões de cidadãos, diferentes competências linguísticas e necessidades distintas.

Eventos do Dia Europeu das Línguas na UE e em Portugal