|

X

O Dia Europeu das Línguas vai ser comemorado na segunda-feira, dia 26 de Setembro. Com centenas de actividades a decorrer por toda a Europa, o evento deste ano vai dar a conhecer os processos criativos que podem ser utilizados no ensino das línguas. Será uma celebração da diversidade linguística da Europa e um componente importante da campanha destinada a incentivar a aprendizagem das línguas em todo o continente.

A importância vital da aprendizagem das línguas

O Dia Europeu promoverá o debate de diversos temas: vai procurar mostrar como e por que razão o multilinguismo é um dos valores centrais da Europa; vai demonstrar como a aprendizagem das línguas permite que as pessoas tenham vidas mais ricas, encarem novas ideias, exercitem a sua mente e beneficiem da diversidade cultural da Europa; vai mostrar que aprender línguas pode ser fácil e acessível e melhorar fortemente as perspectivas de carreira; e vai igualmente mostrar que a aprendizagem de uma língua em idade precoce contribui para que as crianças desenvolvam as suas capacidades sociais, conferindo-lhes em dom que perdurará para toda a vida.

Motivar as pessoas para aprenderem

Muitos europeus reconhecem as vantagens pessoais e profissionais que advêm do conhecimento de línguas, e usam-nas como instrumento de motivação para a aprendizagem. Mas são necessárias soluções criativas para ajudar as muitas pessoas que não falam outras línguas a ultrapassar a relutância que sentem em aprender.

Uma celebração à escala europeia

Os eventos deste ano vão incluir actividades em todos os Estados-membros e não só, como o “Go, Europe Go” (Vai Europa Vai) – um programa para fortalecer o intercâmbio intelectual entre a Alemanha, Áustria, Polónia, Eslovénia e República Checa; “Words through people” (Palavras pelas Pessoas) – um programa lituano para incentivar as pessoas a expressarem-se por meio das línguas e da fotografia; o Lingus Summit (Cimeira Lingus) na Eslováquia, que irá discutir tendências inovadoras do ensino das línguas; e o “Round the World in 18 Dances” (A Volta ao Mundo em 18 Danças) – uma sessão de trabalho na Grã-Bretanha para celebrar o pluralismo através da dança.

Toda a informação disponível em:

http://ec.europa.eu/education/policies/lang/awareness/day05_pt.html