|

X

 

 

É nacional de um Estado-membro da UE?

Ser cidadão europeu confere-lhe um conjunto de direitos fundamentais, como o direito de circular livremente e de residir em qualquer parte da UE e o direito a votar e a apresentar-se como candidato nas eleições europeias e nas eleições autárquicas noutro Estado-membro onde resida, nas mesmas condições que os nacionais desses país. A cidadania europeia também lhe garante que não pode ser discriminado em razão da sua nacionalidade.

 

A Comissão Europeia gostaria de conhecer a sua opinião sobre o modo como esses direitos podem ser reforçados. Esta é sua oportunidade de fazer ouvir a sua voz enquanto cidadão europeu: diga o que é importante para si e de que forma é possível melhorar a situação actual.

Faça-se ouvir e ajude a perceber o que é que a UE pode fazer para facilitar a sua vida no dia-a-dia.

 

A sua opinião pode fazer a diferença

Para si, que é um cidadão europeu que viaja pela UE ou que vive, estuda, vota, ou é candidato a um cargo político noutro Estado-membro, esta consulta constitui uma oportunidade única para falar dos eventuais obstáculos com que se depara no seu dia-a-dia. A sua contribuição permitirá à Comissão Europeia ficar com uma imagem mais exacta da realidade no terreno e ajudá-la-á a resolver mais facilmente os problemas identificados.

Também podem responder a este questionário, com base nas experiências comuns dos seus membros, as organizações da sociedade civil e outras entidades interessadas. Os orgãos de poder local, ou regional, as empresas, universidades ou outras partes interessadas na cidadania euroepia podem igualmente dara conhecer os seus pontos de vista.

 

Como participar?

Responda a um questionário em linha entre 14 de Setembro e 7 de Dezembro de 2015