|

X

 

 

Nas palavras de Jacques Barrot, Vice-Presidente da Comissão Europeia, "O Conceito de vida de um cidadão na União Europeia, e não apenas de um cidadão da União Europeia, permitir-nos-á envolver activamente neste projecto pessoas que residem na União, mas que não são necessáriamente cidadãos da União, e abordar, com base numa definição muito ampla, o conceito de cidadania". E acrescentou: "Quando alguém se interroga sobre o conceito de cidadania na Europa, está a tocar no próprio fundamento da sua vida na União Europeia. por conseguinte, no âmbito do concurso "União Europeia e cidadania" , desafio todos os estudantes de artes gráficas, com pelo menos 16 de idade,a criar uma banda desenhada que ilustre o conceito de cidadania na União Europeia".

As pessoas que dicidam participar no concurso terão assim de conceber uma banda desenhada, de uma página e sem texto, para ilustrar o conceito de cidadania na União Europeia. O concurso dirige-se principalmente a estudantes de artes gráficas, com pelo menos, 16 anos de idade, que residam num dos 27 Estados-membros da UE. O concurso está, no entanto aberto a qualquer outra pessoa, com pelo menos 16 de idade, que resida na UE e se interesse pelo assunto.

As obras serão objecto de um primeira selecção a nível nacional e os três vencedores serão convidados a participar numa cerimónia de entrega dos prémios, que terá lgar em todos os países no dia 3 de Abril de 2009.

Os 27 vencedores nacionais serão depois convidados a deslocar-se a Bruxelas, entre 9 e 11 de Maio, para proceder à selecção dos três vencedores a nível europeu. Numa cerimónia presidida pelo Vice-Presidente Jacques Barrot serão entregues os prémios aos vencedores, que receberão, respectiavemte 6 000 euros (1º prémio), 4000 euros (2º prémio) e 2000 euros (3º prémio).

As melhores bandas desenhadas serão apresentadas num sitio Internet das Representações da Comissão nos Estados-membros e no servidor Europa. POderão igualmente ser utilizadas em futuras campanhas europeias sobre a cidadania.

Trata-se de uma iniciativa especialmente oportuna, na medida em que a Comissão Europeia e o Parlamento Europeu estabeleceram como objectivo incrementar os seus esforços de comunicação em matéria de cidadania.

Para mais informações consultar www.eurocartoon.eu, que permite aceder ao sítio do concurso.

Mais informações:

Entidade responsável pelo concurso e Portugal: OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento

Poster promocional do concurso

Mais informações e regulamento