|

X

A nova acção Comenius Regio, do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, foi lançada pela Comissão Europeia numa Conferência no Comité das Regiões. Com um orçamento anual de 16 milhões de euros, as parcerias Comenius Regio apoiarão a cooperação entre autoridades locais e regionais, estabelecimentos de ensino e outras entidades educativas na Europa.

As parcerias Comenius Regio financiam a cooperação regional na educação escolar e promovem o intercâmbio de experiências e boas práticas entre regiões e municípios na Europa. O objectivo é melhorar as oportunidades das crianças em idade escolar. Nestes projectos de cooperação bilaterais as duas regiões participantes são livres de escolher qualquer tema que considerem pertinente e interessante. Por exemplo, os porjectos podem tratar de questões como as da gestão escolar, integração de alunos provenientes de fanílias migrantes, educação para o empreendedorismo ou redução das taxas de abandono escolar.

As escolas e outros parceiros pertinentes existentes na região ou município, como clubes de jovens, bibliotecas, ou museus, devem participar nas actividades dos projectos. A cooperação transfronteiriça entre regiões afastadas, é sempre bem-vinda.

As parcerias Comenius Regio podem incluir uma vasta gama de acções, como intercâmbios entre pessoal escolar, acções de formação conjuntas para professores, aprendizagem interpares ou visitas de estudo. Podem igualmente incluir várias outras actividades nas regiões envolvidas, por exemplo, avaliações, experiências como novas abordagens educativas ou campanhas de sensibilização.

O prazo para se candidatar aos subsídios é 20 de Fevereiro de 2009. As candidaturas devem ser apresentadas pelas autoridades escolares locais ou regionais. Os candidatos bem sucedidos serão seleccionados no verão de 2009 e as acções podem começar a partir de Agosto de 2009. Os subsídios apoiarão parcerias durante dois anos. O financiamento contribuirá para os custos das deslocações entre regiões parceiras e das actividades dos projectos.

A Comissão espera financiar cerca de 500 regiões através da acção Comenius Regio. A gestão é da responsabilidade das agências nacionais Comenius dos países que participam no programa de formação contínua.

Mais informações:

Página principal da Comissão Europeia para o programa Comenius

Lista das Agências Nacionais Comenius