|

X

 

 

Ciclo de Cinema Europeu em Santarém

 

O Centro de informação Europe Direct do Instituto Politécnico de Santarém assinala em 2015 dez anos de atividade.
O Cineclube de Santarém, no mesmo ano em que assinala os 60 anos da sua fundação, associa-se a esta entidade e propõe um mês de programação inteiramente dedicado à Europa e às questões europeias.
Entre o documentário e a ficção, propomos uma (re)descoberta deste território e questionamos acontecimentos recentes da história europeia.
De 6 a 27 de maio serão exibidos 4 filmes no Teatro Sá da Bandeira, às 21h00, em Santarém: "As Pontes de Sarajevo", "Os Cartoonistas", "A Praça" e "Dreamocracy".


6 de Maio
As pontes de Sarajevo
Sinopse
Através de 13 curtas-metragens cujo tema principal é a cidade de Sarajevo (Bósnia-Herzegovina), 13 cineastas de várias nacionalidades dão o seu contributo artístico para mostrar o que a cidade representou na história europeia durante o último século e o que ela representa na Europa da actualidade. Intervenientes directos no cinema contemporâneo, os realizadores Aida Begic, Leonardo Di Costanzo, Jean-Luc Godard, Kamen Kalev, Isild Le Besco, Sergei Loznitsa, Vincenzo Marra, Ursula Meier, Vladimir Perisic, Cristi Puiu, Angela Schanelec, Marc Recha e Teresa Villaverde emprestam a sua perspectiva individual, de modo a dar uma visão globalizante dos eventos que marcaram a capital bósnia.
Sob a direcção artística do reconhecido crítico de cinema francês Jean-Michel Frodon, as curtas estão interligadas pelo foco na cidade em várias fases, ao longo do período entre 1914 e os anos 1990. Entre cada filme surgem desenhos do ilustrador e cenógrafo belga François Schuiten que são animados pelo português Luís da Matta Almeida, membro do Conselho da European Cartoon e da Direcção da APCA - Associação de Produtores de Cinema e Audiovisual.


13 de Maio
Os cartoonistas
Sinopse
Retrato de doze formidáveis, loucos e trágicos cartoonistas dos quatro cantos do mundo que defendem a democracia com uma só arma: um lápis, correndo com isso a cada desenho risco de vida. São franceses, russos, mexicanos, americanos, chineses, venezuelanos, palestinianos, israelitas, tunisinos, entre outros, com uma única missão: defender a liberdade e a democracia, fazendo rir.


20 de Maio
A Praça
Sinopse
Um documentário centrado nos conflitos ocorridos em Kiev (Ucrânia) durante o Inverno de 2013/14, que levaram à queda do presidente Viktor Yanukovich. Com a clara intenção de fornecer um ponto de vista mais abrangente de tudo o que foi acontecendo ao longo do tempo e num esforço de não se circunscrever às intenções de apenas uma das partes, o realizador Sergei Loznitsa segue o progresso da revolução. Ao longo de vários meses de filmagens, foi captando os protestos pacíficos que juntaram mais de meio milhão de pessoas, mas também as sangrentas batalhas de rua entre os manifestantes e a polícia na Praça da Independência (ou Maïdan).


27 de Maio
Dreamocracy
Sinopse
Inspirados na Primavera Árabe, João e Pedro, dois jovens idealistas licenciados e desempregados organizaram o grande protesto popular de 12 de Março de 2011 que conseguiu mobilizar meio milhão de pessoas contra as medidas de austeridade. Daqui surgiu a Academia Cidadã e «Dreamocracy» segue a sua criação com um olhar real sobre o activismo contemporâneo.
Um documentário de Raquel Freire e Valérie Mitteaux.