|

X

Integrado na Semana da Juventude, o Ciclo de Cinema "A Juventude e a Europa" é uma iniciativa do Centro Europe Direct de Santarém, da turma 12ºF da Escola Secundária Sá da Bandeira e do Cine Clube de Santarém.

 

Programa:

 

Dia 12 de Maio, às 10h30

GOOD BYE LENIN!, de Wolfgang Becker

 

Sinopse

Outono de 1989. Pouco antes da queda do Muro de Berlim, a mãe de Alex tem um ataque cardíaco e entra em coma. O triunfo do capitalismo acontece enquanto ela está inconsciente. Quando finalmente acorda, no Verão de 1990, a RDA deixou de existir e Berlim está totalmente transformada. Alex, determinado a protegê-la a qualquer custo e com medo que ela volte a ter um ataque cardíaco se souber o que aconteceu, decide não lhe contar que o Muro caiu. Com a ajuda de um amigo, fabrica programas de televisão que já deixaram de existir, evita que ela veja anúncios publicitários (o que seria se ela visse um cartaz da Coca-Cola!) e enche a casa de produtos e objectos, cada vez mais raros e difíceis de conseguir.

 

 

 

Dia 12 de Maio, às 15h30

A Residência Espanhola, de Cédric Klapish

 

Sinopse

 

A Residência Espanhola conta a história de um jovem francês de 25 anos, Xavier (Romain Duris). No último ano da Universidade, no curso de Ciências Económicas, decide juntar-se ao programa Erasmus e ir para Barcelona para aprender espanhol e acabar os estudos. Já em Barcelona irá para um apartamento que partilhará com sete outros estudantes europeus.

 

 

Dia 12 de Maio, às 17h30

Os Edukadores, de Hans Weingartner

 

Sinopse

 

Jan, Peter e Jule estão a viver a sua juventude rebelde. Estão unidos pela sua paixão de mudar o mundo. 
Jan canaliza a sua fúria defendendo que os mais ricos devem ser “edukados”. O seu companheiro de casa, Peter, partilha os mesmo ideais, mas é mais descontraído. Jule, a namorada de Peter, muda-se lá para casa porque já não consegue sobreviver com o seu salário de empregada. Jule não sabe muito sobre o movimento de Jan e Peter “Os Edukadores”, que misteriosamente e de forma criativa deixa mensagens, tais como “Os Vossos Dias de Abundância estão contados” em casa dos mais ricos. Mas Jule também tem um segredo: um acidente de automóvel no passado estragou-lhe a vida e obriga-a a fazer pagamentos mensais a um rico empresário, Hardenberg.
Com Peter de férias, Jan e Jule decidem entrar na casa de Hardenberg para o “edukarem”. Começam também a perceber a atracção mútua que existe entre os dois. Jan e Jule são obrigados a voltar outra vez a casa de Hardenberg por causa de um telemóvel esquecido, mas são surpreendidos pelo proprietário. Telefonam a Peter a pedir ajuda, mesmo sabendo que assim ele poderá descobrir o seu romance.
O trio decide então raptar o rico empresário e levá-lo para uma casa na montanha. Aí os jovens idealistas ficarão frente-a-frente com os valores da geração no poder.