|

X

 

 

No dia 1 de Julho de 2013 a Croácia torna-se o 28º Estado-membro da UE. A adesão da Croácia é mais um marco importante na história da construção Europeia. Este novo alargamento evidencia o poder de transformação da UE: tendo sido afectada por conflitos há cerca de duas décadas, a Croácia é agora uma democracia estável, capaz de assumir as obrigações decorrentes da adesão.

 

A entrada da Croácia na UE reafirma que a perspectiva de integração europeia continua aberta a outros países que demonstrem essa aspiração e desejem proceder às necessárias reformas políticas e económicas e comprovem o respeito pelos valores europeus, tais como o Estado de direito; os princípios democráticos e o respeito pelos direitos humanos. O impacto do alargamento da UE traz benefícios não apenas para os novos países, mas para toda a UE e demonstra a importância de uma política de alargamento credível.

 

Registam-se aqui alguns exemplos dos efeitos práticos da adesão, para a Croácia e para a UE, em formato Perguntas&Respostas

 

Mais informações sobre a adesão da Croácia à UE:

- Aspectos institucionais da adesão da Croácia

- Croácia na UE