|

X

A Bulgária e a Roménia estão prestes a tornar-se membros a União Europeia. A Adesão é a 1 de Janeiro de 2007, no seguimento do tratado de adesão assinado em 2005. O relatório de Monitorização apresentado pela Comissão no dia 26 de Setembro demonstra que ambos os países fizeram grandes progressos através de um esforço notável para completar os preparativos para se tornarem membros da UE.

Durante a década e meia de prerparativos para a adesão a Bulgária e Roménia levaram a cabo profundas reformas e empreenderam grandes transformações para cumprirem os critérios de adesão.

No anterior relatório de 2005 e Maio de 2006, a Comissão apontou a corrupção e a reforma do sistema judicial como áreas preocupantes dos dois países. Em Maio, o Presidente da Comissão, José manuel Barroso, apelou aos dois países para intensificarem os seus esforços tendo em conta as duas situações críticas, por forma a finalizar os preparativos de adesão. O último relatório da Comissão revela que os esforços efectuados tiveram resultados muitos satisfatórios.

Toda a informação sobre a adesão dos dois novos Estados-membros disponível em:

http://ec.europa.eu/enlargement/index_en.htm