|

X

 

 

 

A autarquia Scalabitana volta a aderir à Semana Europeia da Mobilidade, através da organização de diversas iniciativas: Marcha, atividades desportivas, IV Fórum da Agenda 21 Local de Santarém: Segurança e adesão ao Dia Europeu Sem Carros. As actividades decorrem de 16 a 22 de Setembro e tendo em conta que este ano o tema versa ”As nossa ruas, a nossa escolha”, a Sala da Assembleia Municipal (edifício da antiga Escola Prática de Cavalaria) acolhe no próximo dia 18 de setembro, o IV Fórum Participativo da Agenda 21 Local de Santarém - “Fórum Segurança”, a partir das 14h00.

 

Tendo em conta que o tema “segurança” abrange o conceito de safety que siginifica controlo de riscos naturais e security - controlo das ameaças humanas, o IV Fórum Participativo da Agenda 21 Local de Santarém definiu como principais questões a debater, as “Alterações Climáticas – Impactes e Riscos no Território”, da responsabilidade de Filipe Duarte Santos, a “Segurança em Meio Urbano”, da responsabilidade do Comando Distrital de Santarém da Polícia de Segurança Pública, a “Segurança em Meio Rural”, pelo Comando Territorial de Santarém da Guarda Nacional Republicana – GNR, a que se segue a abertura de um debate em que todos os intervenientes participam. O processo da Agenda 21 Local de Santarém baseia-se numa metodologia de participação pública com fatores de inovação, com a realização de fóruns participativos.

 

No âmbito destas comemorações, a organização disponibiliza também um programa de actividades desportivas que têm início no dia 15, com Actividades Aquáticas, no Complexo Aquático – aula Hidro Sénior, das 11h30 às 12h15. Esta actividade volta a ter lugar nos dias 17 e 19, no mesmo horário. No dia 15 e no dia 18 há aula de Hidro Nível I, das 19h15 às 20h00, enquanto nos dias 16 18 há Deepwater, das 18h30 às 19h15 e Aperfeiçoamento/Manutenção, nos dias 15 18, das 19h00 às 19h45. Na Piscina do Sacapeito há aula de Hidro Sénior I nos dias 16 e 18, das 10h30 às 11h15, Hidro Nível I, nos dias 15 e 17, das 19h15 às 20h00 e Aperfeiçoamento/Manutenção, nos dias 15 e 17, das 20h00 às 20h45. Alerta-se para a necessidade de levar fato de banho, touca e chinelos.

 

No dia 20 tem lugar uma Caminhada de cariz intergeracional de 2,7 Km de distância, com início às 18h00, no Jardim da Liberdade, de trajceto é curto e de mobilidade acessível, uma vez que, tendo em conta o percurso, podem participar carrinhos de bebé e cadeiras de rodas, com passagem pelo Jardim da Liberdade, EPC – Escola Prática de Cavalaria, Escola Secundária Sá da Bandeira e regresso até ao Jardim da Liberdade que acolhe uma aula surpresa, da responsabilidade de um ginásio da Cidade.

 

A Semana Europeia da Mobilidade tem também como objetivo facilitar o debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular, no que toca à utilização do automóvel particular uma das principais fontes de emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) responsáveis pelo fenómeno das Alterações Climáticas. Sob o mote “Na cidade, sem o meu carro!” a Câmara de Santarém vai encerrar a Praça do Município ao tráfego motorizado, no dia 22 de Setembro, pelo período de 8 horas.

 

As Alterações Climáticas têm vindo a ser identificadas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que o planeta e a humanidade enfrentam na atualidade, sendo fundamental a tomada de medidas com vista à mitigação (redução das emissões de GEE para a atmosfera) e adaptação (minimização dos efeitos negativos) às Alterações Climáticas.

 

Mais informações:

Câmara Municipal de Santarém