|

X

Danuta Hübner, Comissária responsável pela pasta da Política Regional, lançou no dia 8, os novos prémios anuais RegioStars 2008, que se destinam a recompensar os projectos inovadores no domínio do desenvolvimento regional. A atribuição dos prémios  RegioStars é um acontecimento importante para as 268 regiões da UE, já que constitui uma ocasião para identificar, realçar e partilhar boas práticas. Os pedidos de participação nos prémios RegioStars 2008 podem ser enviados até 29 de Junho de 2007. Estes novos prémios foram lançados durante a primeira das conferências anuais no âmbito da iniciativa "As Regiões, Protagonistas do Progresso Económico", que se realizou ontem em Bruxelas.

RegioStars 2008

O principal objectivo dos prémios RegioStars 2008 é a identificação de práticas inovadoras no desenvolvimento regional. Pretende-se divulgar projectos originais que possam ser atractivos e inspiradores para outras regiões, nos seguintes temas e sub-temas:

Economias Regionais Baseadas no Conhecimento e na Inovação Tecnológica

1. Apoio a redes de empresas

2. Transferência de tecnologia de institutos de investigação para PME's

Desenvolvimento Económico Sustentável

1. Eficiência energética e energias renováveis

2. Tecnologias ambientais

A escolha do projecto depende inteiramente das autoridades regionais.

Critérios de atribuição do prémio

Os critérios baseiam-se em:

- carácter inovador do projecto no contexto regional. Neste contexto o projecto é uma acção com uma dimensão estratégica e com potencal impacto na região;

- impacto potencial na economia regional

- sustentabilidade do projecto

- resultados do projecto na promoção de parcerias locais, regionais e interregionais

Júri

O Júri do prémio RegioStars 2008 é composto por seis elementos peritos nos temas do prémio e representantes da Comissão Europeia e do Comité das Regiões. O júri reunir-se-á a primeira vez em Outubro de 2007 e continuará o seu trabalho até ao final de Janeiro de 2008, altura em que se decidirá o vencedor.

Vencedores

Para cada sub-tema haverá dois vencedores; um de uma Região do Objectivo Competitividade e Emprego e um do objectivo Convergência.

Os vencedores serão notificados em meados de Fevereiro de 2008. Serão convidados para participar na Conferência Regiões para a Mudança Económica, em Março de 2008 quando os prémios serão anunciados. POdem ser igualmente convidados a apresentar o seu projecto na Conferência. Os vencedores ganharão um troféu. Não há prémio financeiro.

Exemplos de Boas Práticas

Uma lista de 40 projectos exemplo de boas práticas será publicada. A pessoa de contacto da autoridade regional será informada em Novembro de 2007 se a sua candidatura integra esta lista. As Unidade de Acções Inovadoras da Direcção Geral de Política Regional da Comissão trabalhará com os 40 melhores projectos para produzir estudos de caso para publicação e inclusão no site da DG POliítica Regional. Um representante de todos os projectos listados será convidado para a Conferência de Março de 2008.

Regulamento

Para uma candidatura ser admitida deve cumprir os seguintes requisitos:

1. Formulário de candidatura entregue até ao dia 29 de Junho de 2007

2. A candidatura deve ser apresentada por uma autoridade de gestão regional

3. Será apenas aceite uma candidatura por região

4. O projecto deve ter sido co-financiado pelo FEDER

Formulário de Candidatura

O formulário é preenchido on line pelo que é necessário ter posse de todos os elementos na altura do preenchimento do mesmo.

Mais informações

Toda a informação sobre est prémio, bem como os formulários de candidatura e guia de apoio está disponível em:

http://ec.europa.eu/regional_policy/cooperation/interregional/ecochange/regiostars_en.cfm?nmenu=4#b