|

X

 

Qual a origem do Projecto?

No contexto do amplo debate sobre o futuro da Europa e dos trabalhos da Convenção, alguns participantes nestes trabalhos consideraram que era necessário sensibilizar os jovens europeus para os desafios da Europa. A partir de 2003, propuseram que se realizasse a iniciativa «Primavera da Europa», dando assim aos estudantes e aos seus professores a oportunidade de se informarem sobre a União Europeia.

Esta primeira iniciativa, que teve um enorme sucesso, contou com a participação de mais de 5 000 estabelecimentos de ensino e envolveu cerca de 750 000 estudantes. Renovada em 2005 e 2006 no âmbito do processo de ratificação da Constituição Europeia, por um lado, e da promoção do diálogo entre as instituições e os cidadãos, por outro, a referida iniciativa reuniu, respectivamente, 6 620 e 7 500 stabelecimentos de ensino.


Em 2007, celebramos em conjunto o quinquagésimo aniversário da assinatura do Tratado de Roma. A cooperação instaurada ao longo destes cinquenta anos permitiu que os europeus beneficiassem de numerosas vantagens concretas, como a de poderem viajar mais facilmente, sem passaporte, na maior parte da União Europeia, e a de poderem efectuar mais simplesmente transacções financeiras transfronteiriças numa moeda única, o euro. Milhões de jovens europeus tiveram oportunidade de estudar e viver noutro país graças aos programas de intercâmbio de estudantes da União.


A fim de associar plenamente os jovens a este aniversário crucial, a Comissão tomou providências para organizar, em colaboração com as outras instituições europeias, uma nova edição da «Primavera da Europa», baseada no tema «Juntos desde 1957». Através desta nova edição, incentiva as escolas de todos os Estados-Membros e dos países candidatos a desenvolverem actividades pedagógicas sobre as questões europeias.

Qual o objectivo do projecto?


A «Primavera da Europa» procura aprofundar os conhecimentos sobre a União Europeia e sobre o funcionamento das suas instituições, tendo como objectivo estabelecer um diálogo entre os estudantes, os professores e outros agentes da União Europeia sobre a sua visão da Europa e do seu futuro. Permite que os jovens despertem com muito entusiasmo para as questões europeias e as integrem nos seus programas de estudos.


Concretamente, convidam-se os estabelecimentos de ensino a organizarem, de 26 de Março a 30 de Junho de 2007, jornadas europeias de intercâmbios, debates e encontros com personalidades locais, regionais, nacionais ou internacionais, dando aos estudantes e aos professores a oportunidade de se informarem e de compreenderem melhor o projecto europeu. Os estabelecimentos de ensino são igualmente incentivados a participar em fóruns de discussão e em actividades pedagógicas sobre o funcionamento das instituições e sobre os valores da Europa. A «Primavera da Europa» constitui, para os jovens, cidadãos e agentes da Europa de amanhã, uma ocasião de partilharem as suas experiências.


Para que esta iniciativa seja de novo um sucesso, instam-se todos os responsáveis europeus, nacionais, regionais e locais a fomentarem a participação do maior número possível de estabelecimentos de ensino e a participarem eles próprios, de 26 de Março a 30 de Junho de 2007, nos encontros organizados nos referidos estabelecimentos.


A fim de facilitar a iniciativa na prática, a Comissão Europeia instituiu, com a participação da European Schoolnet, parceria constituída pelos Ministérios da Educação de mais de 25 Estados, um sistema de inscrição, de contacto e de intercâmbio de informações entre os participantes.


Com uma equipa de professores experientes, preparou-se material pedagógico destinado a ajudar os professores interessados na preparação dos seus projectos. A «Primavera da Europa» é uma operação descentralizada, na qual os estabelecimentos de ensino são convidados a participar, de acordo com os respectivos meios e ideias. As actividades a desenvolver podem assumir formas diferentes: uma sessão de informação seguida de debate, um encontro com uma personalidade que se ocupe das questões europeias (titulares de cargos públicos, representantes dos sectores profissionais ou sociais, etc.), uma reunião-debate no estabelecimento de ensino ou entre estudantes de estabelecimentos de ensino de regiões e de países diferentes, nomeadamente através da Internet.


Quem pode participar e como se inscrever?


A «Primavera da Europa» destina-se prioritariamente aos estabelecimentos de ensino secundário (ensino geral, profissional e técnico). Os estabelecimentos de ensino básico que o desejem podem igualmente participar em certas actividades.


A inscrição faz-se por via electrónica. Convidam-se os estabelecimentos interessados a inscrever no sítio da «Primavera da Europa» os seus dados, bem como os do professor ou do principal responsável pela acção, pelo projecto ou pela actividade que tencionem realizar na ocasião.
A fim de dar um rosto à Europa, é vivamente recomendada a presença nestas actividades de pessoas familiarizadas com as questões europeias, nomeadamente titulares de cargos públicos. São igualmente recomendadas fórmulas que associem estabelecimentos de ensino e alunos de diferentes países.


Após a realização da «Primavera da Europa», os estabelecimentos de ensino inscritos que tenham transmitido uma síntese do seu projecto ou contribuição receberão das autoridades europeias um certificado de participação.

A quem se dirigir para obter informações ou participar?


A European Schoolnet (EUN) faculta um apoio prático a esta iniciativa, desenvolvendo um conjunto de actividades, de instrumentos, de serviços e de redes para a acompanhar e animar.


Para mais informações, poderá consultar-se o sítio Internet da iniciativa.
Pessoas a contactar:
EUN Partnsership – European Schoolnet
Santi Scimeca (00 32) 2 790 75 50
Santi.scimeca@eun.org
Serviço da Comissão responsável pelo apoio a esta iniciativa
DG Comunicação – Unidade «Comunicação: planificação e prioridades de comunicação»
Ariane Moret (00 32) 2 299 87 21
Ariane.Moret@ec.europa.eu

Mais informações:

Poster Primavera da Europa 2007

Brochura Primavera da Europa 2007 (Inglês)

Divulgação(Powerpoint)

Mensagem de Boas-Vindas aos Estabelecimentos de Ensino