|

X

 

Está envolvido num projecto relacionado com o desenvolvimento, a integração e a identidade da União Europeia? O Parlamento Europeu e a Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, de Aachen, convidam os jovens de todos os Estados-membros da União Europeia, entre os 16 e os 30 anos, a participar na primeira edição do Prémio Carlos Magno para a Juventude. Envie a sua candidatura para o Gabinete do Parlamento Europeu em POrtugal. O concurso está aberto até ao dia 8 de Fevereiro!

O Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude é atribuído a projectos que promovam o entendimento a nível europeu e internacional, fomentem o desenvolvimento de um sentido partilhado da identidade e da integração europeias, sirvam de modelo aos jovens que vivem na Europa e ofereçam exemplos práticos de europeus que vivem juntos formando uma comunidade.

Como concorrer ao Prémio?

Podem candidatar-se todos os jovens entre os 16 e os 30 anos, residentes num dos Estados-membros da UE; desde que o projecto apresentado já esteja operacional. As candidaturas podem ser apresentadas em todas as línguas oficiais da UE, tanto a nível individual como em grupo.

Os projectos podem centrar-se na organização de vários eventos de jovens, intercâmbios de jovens ou projectos Internet com uma dimensão europeia. Os formulários de candidatura estão disponíveis no sítio Web do Gabinete do Parlamento Europeu.

O processo de selecção

Os três projectos vencedores serão seleccionados em duas fases. Na primeira fase, os júris nacionais, constituídos por, pelo menos, dois deputados do Parlamento Europeu e um representante de organizações de jovens, seleccionarão um vencedor nacional de cada um dos 27 Estados-membros até 14 de Março de 2008.

Na segunda fase, o júri europeu, constituído por três deputados ao Parlamento Europeu e por quatro representantes da Fundação do Prémio Interncaional Carlos Magno, de Aachen, seleccionará o vencedor de entre os 27 projectos apresentados pelos júris nacionais em 4 de Abril de 2008.

Os prémios

O vencedor do concurso recebe 5 000 EUR, o segundo classificado 3 000 EUR e o terceiro classificado 2 000 EUR. Os prémios serão apresentados pelo Presidente do Parlamento Europeu e por um representante da Fundação do Prémio Internacional Carlos Magno, de Aachen. Como parte do prémio, os três laureados serão convidados a visitar o Parlamento Europeu em Bruxelas ou em Estrarburgo, em Maio de 2008.

Além dos prémios atribuídos aos três projectos laureados, os representantes dos 27 projectos nacionais seleccionados serão convidados para a cereimónia de entrega do prémio em Aachen, Alemanha, em 29 de Abril de 2008.

Candidaturas

Candidate-se AQUI