|

X

 

No dia 20 de Abril o Centro de Informação EUROPE DIRECT, no âmbito das II Jornadas da Europa, promove a Sessão de Apresentação do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, em colaboração com a Agência Nacional para os Programas Sócrates e Leonardo da Vinci.

A sessão terá lugar no auditório da Escola Superior de Gestão, pelas 14.30 horas.

 

O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, o que é?

A Decisão 2006/1720/CE de 15 de Novembro de 2006, adoptada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da União Europeia, estabelece um programa de acção no domínio da aprendizagem ao longo da vida, designado "Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida".

O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida tem como principal objectivo contribuir para o desenvolvimento da Comunidade Europeia enquanto siciedade baseada no conhecimento, caracterizada por um crescimento económico sustentável, com mais e melhores empregos assim como uma maior coesão social, actuando em paralelo para uma adequada protecção do ambiente, considerando as gerações futuras.

O Programa destina-se a promover essencialmente os intercâmbios e a cooperação, assim como a mobilidade entre sistemas de ensino e formação, a nível europeu, no sentido de estes se estabelecerem enquanto referência mundial de qualidade.

Tendo em vista a consecução dos objectivos do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida, são implementados quatro sub-programas sectoriais - Comenius, Erasmus, Leonardo da Vinci e Grundtvig - e um programa Transversal.

O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida será executado durante o período compreendido entre 1 de Janeiro de 2007 e 31 de Dezembro de 2013.

Programas Sectoriais

 

O Programa Comenius visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação ao nível de todos os intervenientes no ensino, desde a educação pré-escolar até ao final do ensino secundário, bem como dos estabelecimentos e organizações que fornecem esses níveis de ensino.

 

O Programa Erasmus tem como objectivo geral apoiar a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior e reforçar o contributo do ensino superior e do ensino profissional avnaçado no processo de inovação a nível europeu.

 

O Programa Leonardo da Vinci é um programa que atende às necessidades de ensino e aprendizagem de todos os intervenientes no ensino e formação profissionais, excluindo o ensino e formação profissional avançados de nível superior, bem como às necessidades dos estabelecimentos de organizações que fornecem ou promovem esse ensino e formação.

 

O Programa Grundtvig visa melhorar a qualidade e reforçar a dimensão europeia da educação de adultos através da realização de diferentes actividades de cooperação a nível europeu. Este sub-programa atende às necessidades de ensino e aprendizagem dos intervenientes em todas as formas da educação de adultos, bem como dos estabelecimentos e organizações que fornecem ou promovem essa educação.

O Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida visa o desenvolvimento de sinergias entre as áreas da educação, da formação profissional e da cultura, dando por isso, apoio e promovendo projectos transversais.

Toda a informação disponível no sitio da Agência Nacional Sócrates e Leonardo da Vinci:

http://www.socleo.pt/old/menu/home.htm

 

Ver Programa da Sessão

Inscrições:

Esta acção é gratuita. No entanto, pede-se aos interessados que procedam à sua inscrição, até ao dia 18 de Abril por:

E-mail: europedirect@esg.ipsantarem.pt

Fax: 243322427