|

X

 

"Uma Nova Narrativa para a Europa" é um projecto de envolvimento e participação dos cidadãos, a realizar no território nacional, para promover a reflexão , o debate e a proposição de ideias que alimentem "Uma Nova Narrativa para a Europa".

 

Porquê "Uma Nova Narrativa para a Europa"? Não porque tenhamos deixado de ser fiéis àquilo que constitui a razão de ser da Comunidade Europeia e da União Europeia. Essa razão de ser continua, obviamente, a ser válida. Mas porque penso que necessitamos, no início do século XXI, de continuar a contar a história da Europa, sobretudo às novas gerações, que já não se identificam muito com a actual narrativa. Nesse sentido, o programa deste Projecto, pretende fornecer um conjunto de meios para implicar os cidadãos nacionais na criação de discursos que promovam os valores, o sentido de comunidade, as ligações afectivas ao modelo civilizacional assente num património espiritual, cultural, artístico, científico e numa história comuns, mas também para "continuar a escrever o livro do presente e do futuro".

 

O texto "O corpo e a mente da Europa", resposta de um grupo de intelectuais, artistas, cientistas e programadores culturais ao desafio lançado pelo Parlamento Europeu e pelo Presidente da Comissão Europeia, reproduzido no Capítulo 4, narrativa inspiradora deste Projecto, é também um instrumento de suporte a todas as actividades e eventos, quer na qualidade de promotor de reflexão crítica sobre os temas ali abordados, quer na qualidade de catalizador de novas propostas elaboradas pelos cidadãos.

 

Mais Informações

Uma Nova Narrativa para a Europa

Vídeo