|

X

 

As candidaturas para o MODEL EUROPEAN UNION 2010 - uma simulação do funcionamento político da UE a decorrer em Estrasburgo de 10 a 17 de Abril - encontram-se abertas até ao dia 24 de Janeiro.

 

Durante uma semana, 180 jovens poderão experimentar pessoalmente o funcionamento da União Europeia a partir da discussão de duas propostas de lei, desempenhando os papéis de Ministros no Conselho, membros do Parlamento Europeu, jornalistas, membros de lobbies ou intérpretes.

 

Em Estrasburgo, os jovens terão ainda a oportunidade de participar em diversos workshops de preparação e de usufruir de um programa social que lhes permitirá explorar a cidade e trocar ideias e experiências com pessoas de diferentes contextos e culturas.

 

os candidatos dos 27 países da UE (e também liechtenstein e Noruega, Turquia e Islândia), com idades entre os 18 e os 25 anos, deverão enviar um pequeno texto e preencher o formulário disponível na página do evento em www.meu2010.org.

 

O MEU 2010 é financiado pelo Programa Juventude em Acção da Comissão Europeia, e tem o apoio do Parlamento Europeu, onde se realiza. O Programa Juventude em Acção apoia e promove o envolvimento dos jovens na vida democrática e procura inspirar o sentido de cidadaniaactiva e tolerância entre os jovens europeus envolvendo-os na definição do futuro da União Europeia.

 

A BETA e.V. (entidade organizadora) é uma associação sem fins lucrativos e politicamente independente, fundada em 2008 em Maiz (Alemanha), que visa proporcionar aos jovens europeus politicamente interessados e dedicados (entre os 18 e os 30 anos), uma plataforma para a troca de ideias, debate de temas mundiais e, desenvolvimento de competências de negociação e liderança.

 

Mais informações:

Breve apresentação do Projecto

Procedimento de candidatura

Sítio WEB do MEU 2010