|

X

 

Durante o mês de Setembro, em 50 países, milhões de pessoas beneficiarão de livre acesso a milhares de sítios históricos e culturais, muitos dos quais estão habitualmente fechados ao público, no âmbito das Jornadas Europeias do Património. As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do Conselho da Europa, que conta com o apoio de organizadores nacionais e locais. A oferta de atracções e sítios propostos durante as Jornadas é muito vasta.

 

lançadas em 1985, as Jornadas Europeias do Património t~em sido organizadas, desde 1999, como iniciativa conjunta da União Europeia e do Conselho da Europa e nelas participam os 50 países signatários da Convenção Cultural Europeia. As iniciativas organizadas durante esta celebração, com a duração de um mês, mostram a arquitectura e a arte, bem como as tradições e técnicas locais e promovem a compreensão mútua entre os cidadãos europeus.

O património cultural é uma prioridade da Europa Criativa, o novo programa da UE para os sectores da cultura e da criação. As Jornadas Europeias do Património beneficiam de um financiamento de 200 000 euros do Programa Europa Criativa e de 200 000 euros do Conselho da Europa; a maior parte das iniciativas são apoiadas a nível nacional ou regional.

 

Em Santarém, o Centro Histórico vai ser o palco das Jornadas Europeias do Património, que decorrem de 19 a 28 de Setembro e que, segundo a organização, pretendem “transformar a cidade num espaço dinâmico para a arte e cultura, através das mais variadas formas de expressão artística”. O programa conta com inúmeras atividades abertas ao público, tais como a Recriação da Romaria das Festas de Santa Iria em Honra de Nossa Senhora da Saúde, pelas ruas do Centro Histórico, baseada na Lenda de Santa Iria, durante a iniciativa “Histórias na Cidade”, concertos, espetáculos e animação de rua, exposições, cinema, mostra de artesanato workshops, conversas temáticas ou simplesmente a realização de tarefas quotidianas, que convidam a explorar a Cidade.

 

Mais Informações

 

Sitio Web das Jornadas Europeias do Património

Sítio Web do Programa Europa Criativa

Jornadas Europeias do Património em Santarém

Página no Facebook das Jornadas Europeias do Património em Santarém