|

X

 

Mais uma vez o CIED, em parceria com o Cineclubde Santarém dedicam o mês de Maio à Europa e seleccionam uma programação totalmente dedicada ao tema. As exibições decorrem no Teatro Sá da Bandeira, às 21h30.

 

Programação:

 

10 de Maio, 21h30

Teatro Sá da Bandeira

Adeus Europa, de Maria Schrader

 

Sinopse:

Nascido em Viena (Áustria), a 28 de Novembro de 1881, numa abastada família judaica, Stefan Zweig era, nos anos 1920 e 30, um dos mais populares autores europeus. Escreveu sobre a vida e obra de muitos escritores – Dickens, Tolstói, Dostoiévski, Hölderlin, Nietzsche, Balzac, Stendhal, entre outros –, mas também se interessou por figuras históricas como Maria Stuart, rainha da Escócia, ou o navegador português Fernão de Magalhães. Quando, em 1933, Hitler chega ao poder na Alemanha, a influência dos nazis rapidamente se faz sentir na Áustria. Em Fevereiro de 1934, a polícia faz buscas em casa de Zweig. A circunstância persuade o escritor a partir para Londres com Lotte Altmann, a mulher. Quando rebenta a II Grande Guerra e os nazis invadem França, o casal deixa definitivamente a Europa e parte para os EUA. Em 1941, mudam novamente de país, desta vez para o Brasil, instalando-se em Petrópolis, Rio de Janeiro. A 23 de Fevereiro de 1942, deprimido com o crescimento da intolerância e do autoritarismo na Europa e sem qualquer esperança no futuro da Humanidade, Stefan Zweig despede-se com estas palavras: "Envio saudações a todos os meus amigos: que eles possam viver para ver a aurora após esta longa noite. Eu, que sou demasiado impaciente, vou à frente". Zweig e Lotte foram encontrados mortos na tarde do dia seguinte, deitados lado a lado. A notícia do suicídio de ambos chocou o mundo.

Parcialmente rodado em Portugal, um "biopic" realizado por Maria Schrader, segundo um argumento seu e de Jan Schomburg. 
Título original: Stefan Zweig: Farewell to Europe | De: Maria Schrader | Com: Tómas Lemarquis, Barbara Sukowa, Josef Hader | Género: Drama | Outros dados: ALE/FRA/Áustria, 2016, Cores


17 de Maio, 21h30

Teatro Sá da Bandeira

Vida Activa: O espírito de Hannad Arendt, de Ada Ushpiz

 

Sinopse

A filósofa alemã Hannah Arendt causou polémica na década de 1960 ao desenvolver o conceito subversivo da "banalidade do mal" referindo-se ao julgamento de Adolf Eichmann, sobre o qual escreveu para a revista The New Yorker.
A sua vida privada não foi menos controversa graças ao seu caso amoroso com o célebre filósofo alemão e apoiante nazi Martin Heidegger.
Este documentário provocador e arrojado, com base numa vasta quantidade de materiais de arquivo, oferece um retrato intimista da vida de Arendt, viajando pelos lugares onde viveu, trabalhou, amou, e foi traída, enquanto escrevia sobre as feridas abertas dos tempos modernos.
Título original: Vita Activa: The Spirit of Hannah Arendt | De: Ada Ushpiz | Género: Documentário | Outros dados: ISR/CAN, 2015, Cores.

 

24 de Maio, 21h30

Teatro Sá da Bandeira

Esta Terra é Nossa, de Lucas Belvaux

 

Sinopse

 

Esta Terra é Nossa (Chez Nous), o novo filme do realizador Lucas Belvaux, um filme sobre a ascensão do populismo de extrema-direita em França. O filme estreou em França dois meses antes das eleições presidenciais de 2017 e está a incendiar o país pelas semelhanças da história com a Frente Nacional e a candidata Marine Le Pen.

Pauline, uma enfermeira num distrito mineiro no Norte de França educa os seus dois filhos sozinha e cuida do pai, um operário da siderurgia reformado. Dedicada e generosa, os seus pacientes adoram-na e contam com ela. Ainda assim, ninguém se apercebe que Pauline, que enfrenta uma realidade social cada vez mais dura, lentamente começa a seguir um caminho nunca antes seguido por ninguém da sua família.

Um partido nacionalista em ascensão, em busca de respeitabilidade, aproveita-se da sua popularidade, tornando-a na sua candidata nas eleições locais.

Título original: Chez Nous | De: Lucas Belvaux | Com: Émilie Dequenne, André Dussollier, Guillaume Gouix | Género: Drama | Outros dados: BEL/FRA, 2017, Cores. C inema | Duração 117’ | Classificação M/12

 

 

Mais Informações

https://www.facebook.com/cineclubedesantarem/