|

X

Foi anunciado no dia 17 de Outubro o vencedor do concurso do logótipo comemorativo do 50º aniversário da UE numa cerimónia em bruxelas. O concurso atraiu um número inesperadamente elevado de participantes (1700), provenientes de todos os Estados-Mmebros, da Bulgária e da Roménia. A Comissão e todas as outras instituições europeias utilizarão o logótipo vencedor nos eventos em 2007 relacionados com o 50º aniversário do Tratado de Roma. Os Estados-membros, as autoridades nacionais, regionais e locais são também convidados a utilizar o logótipo nos seus eventos. O vencedor Szymon Skrzypczak recebeu o primeiro prémio no valor de 6 000 euros. O segundo e o terceiro lugares, de Tore Rosbo e Jenny Lundgren, receberam um prémio no valor respectivo de 4000 e 2000 euros. Os três melhores concorrentes recebram ainda um troféu e os 10 finalistas receberam um diploma.

Ao comentar a cerimónia, a Vice-Presidente, Margot Wallstrom, declarou o seguinte "O logótipo vencedor representa a diversidade e o vigor da Europa e sublinha simultaneamente a unidade e a solidariedade desejadas do nosso continente. Felicito calorosamente o vencedor e os outros nomeados - os resultados do concurso são impressionantes e demonstram o talento dos jovens designers e artistas europeus."

O concurso foi lançado através de um convite a estudantes europeus de arte, design gráfico, design de comunicação, comunicação visual, design de meios de comunicação ou outras disciplinas conexas, para apresentarem um logótipo evocativo do 50º aniversário do Tratado de Roma e reflectisse as realizações da UE (como a paz e a prosperidade) e o seu futuro (ou seja, o tipo de UE que os concorrentes considerassem desejável para as gerações futuras.)

O concurso foi da responsabilidade da Comissão, do Parlamento Europeu, do Conselho, do Comité Económico e Social e do Comité das Regiões.