|

X

A 1 de Janeiro de 2007 a União Europeia dá as boas-vindas a dois novos Estados-membros e a 30 milhões de pessoas: a Bulgária e a Roménia aderem à União Europeia. Completa-se assim o 5º alargamento histórico que reune a Europa Ocidentale a Europa de Leste depois de décadas de divisão.

Referindo-se a este importante dia na História da União Europeia, o Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Barroso disse: " O dia 1 de janeiro de 2007 é um dia histórico para celebrar. Congratulo as pessoas e os líderes da Bulgária e da Roménia pela coragem, determinação e trabalho na preparação para a adesão. Agradeço às pessoas e líderes da UE pela sua visão ao apoiar este projecto. Dou também as boas-vindas aos dois novos Comissários, Ms Kuneva e Mr Orban, com os quais estou ansioso por começar a trabalhar".

O Comissário do Alargamento Olli Rehn adiantou: "As minhas sinceras boas-vindas aos cidadãos da Bulgária e da Roménia. Merecem os parabéns pelas suas impressionantes reformas no fortalecimento da democracia, na modernização dos seus países, e por tornarem os seus sistemas de justiça mais eficientes e independentes. A adesão à UE trará melhorias concretas ao dia-a-dia destes cidadãos - tais como uma alimentação mais segura, um ambiente mais limpo e melhores estradas".

A Bulgária e a Roménia pediram a adesão à UE em 1995 e ambos os países começaram as suas negociações de adesão em Fevereiro de 2000. As negociações foram concluidas com sucesso em Dezembro de 2004 e o Tratado de Adesão foi assinado em Abril de 2005. No último relatório de monitorização da Bulgária e da Roménia, de 26 de Setembro de 2006, a Comissão concluiu que ambos os países estavam suficientemente preparados para assumir as obrigações da adesão à UE. Para melhorar algumas das áreas nas quais será necessário desenvolver um trabalho mais aprofundado a UE adoptou um pacote de medidas de acompanhamento. Entretanto, o processo de ratificação do Tratado de Adesão completou-se em todos os Estados-membros, bem como na Bulgária e Roménia.

O Comissário Rhen participará nas celebrações oficiais na Bulgária e na Roménia.

No dia 10 de Janeiro, pelas 12 horas, o Gabinete do Parlamento Europeu e a Representação da Comissão Europeia em Portugal, bem como a Embaixada da Alemanha, em representação da Presidência da União Europeia, vão assinalar a entrada dos dois novos Estados-membros.

As boas vindas à Bulgária e à Roménia serão dadas numa cerimónia que irá decorrer, pelas 12H00, no Largo Jean Monnet, em Lisboa, e onde estará presente o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes, e os embaixadores daqueles países em Portugal.

Na ocasião serão içadas as bandeiras dos dois novos membros da União Europeia, seguindo-se um almoço oferecido pela Representação da Comissão Europeia em Portugal nas suas instalações. Durante o almoço, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Manuel Lobo Antunes e os embaixadores da Bulgária, Maxim Gaytandjiev e da Roménia, Gabriel Gafita, proferirão algumas palavras.

Mais informações:

Política de Alargamento da UE

Bulgária

Roménia