|

X

1998-2008

 

O Banco Central Europeu comemorou, em Junho de 2008, uma década de existência. A 1 de Junho de 1998 iniciou as suas actividades com os objectivos imediatos de preparação para a substituição das moedas de onze Estados-membros pela moeda única e definir uma política monetária para a área do euro.

O Banco Central Europeu (BCE) é criado na sequência da acção desenvolvida, até então, pelo Instituto Monetário Europeu de coordenação das políticas monetárias dos bancos centrais nacionais e preparação para a introdução da moeda única.

Ao assumir funções a 1 de Junho de 1998, o BCE vai ter como principal objectivo imediato preparar os 11 Estados-membros integrantes na área do euro para a transposição para a terceira fase da União Económica e Monetária.

O euro foi introduzido a 1 de Janeiro de 1999, sendo inicialmente utilizado apenas como pagamento electrónico. A 1 de Janeiro de 2002, as novas notas e moedas entraram em circulação. Ao BCE cabe a autoridade sobre a nova moeda, formando em conjunto com os bancos centrais dos Estados-membros o Eurossistema.

Actualmente, são 15 os Estrados-membros que adoptaram o euro: Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslovénia, Espanha, Finlândia, Grécia, irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos e POrtugal.

Principais atribuições do BCE:

- Definição e execução da política monetária para a área do euro

- condução de operações cambiais

- Detenção e gestão das reservas oficiais dos países da área do euro

- Promoção do bom funcionamento dos sistemas de pagamentos

Mais Informações

Sitio do Banco Central Europeu

Programa de Celebração do 10º aniversário do BCE

Cronologia-História do BCE

10 anos em vídeo